Existem várias modalidades de Yoga, cada uma enfocando mais um aspecto do que outro. As técnicas mais utilizadas no Yoga são: Ásanas (exercícios físicos), Pranayama (exercícios respiratórios), Yoganidra (“sono lúcido”) e Meditação (sentar-se quieto e observar a si mesmo).
Yoganidra é um processo de relaxamento consciente composto de várias etapas e foi compilado de práticas da tradição tântrica (Ribeiro, 2007). Nidra é um termo em sânscrito que significa sono e Yoganidra pode ser traduzido como “sono psíquico” ou “sono lúcido”. De acordo com Saraswati (1962) na Yoganidra o padrão de ondas cerebrais se encontra em alfa, no estado entre o sono e a vigília, em que se pode vivenciar profundo relaxamento, estados visionários, sonho consciente e imagens simbólicas. O Yoganidra propõe a evocação de sensações, visualizações, o uso criterioso da imaginação e organização dos pensamentos.
"O Yoga restabelece a paz e a simplicidade da mente, libertando-a da confusão e da dor. Esta sensação de calma vem da prática dos asanas iogues, pranayamas e técnicas de relaxamento, que gentilmente rejuvenescem o corpo e libertam a mente da negatividade causada pelo ritmo frenético da vida moderna. Ela o ajuda a suplantar todos os obstáculos no caminho para a saúde perfeita e para o contentamento espiritual. É um renascimento.” Iyengar
quinta-feira, 17 de março de 2011
Yoganidra
Yoga é uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Yoga significa união e sua prática visa unir e integrar o corpo, a mente e as emoções.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário