A palavra Nadi é originária do Sânscrito, e significa "tubo", "vaso" ou "veia". Segundo a cultura chinesa, os Nadis são chamados de Meridianos. São os canais energéticos que conduzem Prana (Energia Vital) pelo nosso corpo
Os Nadis começam no centro dos Chakras e fluem para a periferia tornando-se cada vez mais finos. Diz-se haver 72.000 Nadis no nosso corpo e há teorias que falam até em 350.000 mas a verdade é que não se sabe ao certo qual o número de Nadis que existe. No entanto, na prática do Yoga são mencionados três principais: Sushumna, Ida e Pingala.
- Ida - É o canal da esquerda e condutor de energia lunar (negativa, tranquilizadora). Este canal começa do lado esquerdo do 1 ° Chakra e termina na narina esquerda. Quando a energia flui por Ida Nadi, tomamos consciência de nosso corpo. Há prevalência do sentimento em relação ao pensamento.
- Pingala - É o canal da direita e condutor de energia solar (positiva, estimulante). Este canal começa no lado direito do 1° Chakra e termina na narina direita. Serve como meio da energia solar. Está relacionado com a energia intelectual e mental.
- Sushumna - É o canal central, que percorre todos os Chakras (do 1° ao 7°) e por meio do qual se processa a descida e subida do Prana.A força vital dentro de Sushumma é mais forte quando os outros dois canais se encontram em equilíbrio.
Quando o prana está fluindo livremente por meio dos nadis, é como se os três rios se encontrassem no ajna chakra, o terceiro olho. Poderíamos dizer que seria a união entre os opostos, simbolizada pela união do Sol e da Lua.
Quando os nadis estão bloqueados com avidya (ignorância), o terceiro olho permanece fechado. Quando começamos a criar consciência do movimento sutil do prana, as tensões diminuem e a ignorância começa a desaparecer.
Um comentário:
oi, bacana o texto.
vc sabe que tipos de massagens ajudam a equilibrar os nadis?
obrigada!
Postar um comentário