terça-feira, 28 de junho de 2005

Respiração

Como todos sabemos, a respiração envolve a movimentação de ar através de nossasvias respiratórias, abastecendo nossas células com oxigênio e eliminando gasescomo o dióxido de carbono.Porém, a respiração, além de fenômeno fisiológico, é um fenômeno rítmico vitalpara os seres vivos.Em latim, "spirare"significa "respirar" e "spiritus", espírito. Em grego,"psyche" significa "respiração e alma". Na língua hindu, "atman" significa "almae respiração".

Qual a correlação entre alma e respiração?

Várias filosofias de vida orientais dão ênfase primordial à respiração. Para oshindus, a respiração é um fenômeno físico-psíquico e prânico, através do qualnos alimentamos da energia cósmica Ki que dá a vida ao espírito (alma) epossibilita a unificação (yoga) do eu consciente com o nosso eu inconsciente.Para os ocidentais, é um processo de troca que envolve dar e receber, nosligando ao mundo exterior e à uma dimensão que vai além do físico, ou seja,espiritual.As palavras "contato" e "relacionamento" expressam bem este processo: "Você serelaciona com o mundo da mesma forma em que respira"."Por meio da respiração, estamos eternamente ligados a algo que transcende aCriação, que está além da forma".

A Respiração como chave para a cura ?

O primeiro passo para tratarmos o desequilíbrio do ser humano nos níveis físico,mental e emocional é tomarmos consciência do desequilíbrio através darespiração.Assim, praticamente todas as práticas que visam o reequilíbrio do ser humano dãoênfase à respiração como: yoga, tai chi chuan, meditação, shiatsu,cinesioterapia, bionenergética, etc.

Pranayama?

Segundo Hermógenes (1994), a palavra sânscrita pranayama significa domínio sob oprana (energia vital), que pode ser feito a nível físico, psíquico e prânico.A nível psíquico, através dos exercícios respiratórios, controlandovoluntariamente a respiração, induzindo a alterações do estado mental eemocional;A nível prânico, a energia prânica é absorvida de forma polarizada: a) pelanarina direita, terminal nadi pingala penetra a corrente (+) Ha e pelo nadi ida,a corrente (-) Tha. Estas correntes circulam pelos condutos energéticos do corpo(naddis) e recarregam os nossos centros de força (chakras).Este é um caminho para a transmutação da doença, transcendência e libertação.

Parábola ilustrando a importância do Pranayama:"Conta-se que o ministro de um grande rei caiu em desgraça. Como consequência, orei mandou encerrá-lo na cúspide de mui elevada torre. Assim sefez, e o ministrofoi relegado a ali consumir-se. Ele contava, porém, com uma fiel esposa que, ànoite foi à torre e chamando o marido, perguntou-lhe que poderia fazer parafacilitar-lhe a fuga. Respondeu-lhe que na noite seguinte voltasse trazendo umacorda grossa, um forte barbante, um carretel de fio de cânhamo e outro de seda,um besouro e um pouco de mel. Muito admirada, a boa esposa obedeceu e lhe trouxeos objetos pedidos. Então o marido lhe disse que atasse a extremidade do fio deseda ao corpo do besouro, que lhe untasse os chifres com uma gotade mel e que ocolocasse sobre a parede da torre. Assim ela fez e o besouro principiou suaviagem. Sentiondo o cheiro do mel diante de si, trepou lentamente, com aesperança de alcança-lo, até que chegou ao cume da torre. Apoderando-se então dobesouro, encontrou-se o ministro na posse de um dos extremos do fio de seda.Nesta situação, disse à esposa que unisse o outro extremo o fio de cânhamo edepois que este foi puxado, repetiu o processo com o barbante e depois com acorda. O restante foi fácil: conseguiu sair da torres por meio da corda."

"O alento vital é o fio de seda e, aprendendo a dominá-lo, apoderamo-nos do fiode cânhamo das correntes nervosas, destas fazemos outro tanto com o fortebarbante de nossos pensamentos e finalmente, apoderamo-nos da corda do prana,com a qual logramos a libertação." (Hermógenes, 1994)

Efeitos da Respiração segundo Hermógenes (1994): aumenta a capacidade vital;reduz os distúrbios respiratórios;realiza a massagem dos órgão internos;aumenta a expectoração;reduz a prisão de ventre;regula a pressão arterial;previne e trata cardiopatias;purifica o corpo;reduz a visceptose;reduz a ansiedade e tranquiliza;regula o funcionamento das glândulas;reduz insônias;aumenta a irrigação sanguínea;gera repouso;regula as funções vegetativas;reduz o cansaço mental;melhora o funcionamento do aparelho digestivo;aumenta a resistência e defesa orgânica;

Além dos efeitos acima, a respiração é um meio para o indivíduo se conectarconsigo mesmo, com seus medos inconscientes, abrindo caminho para o seureequilíbrio interior.A partir daí, e da libertação dos padrões mentais e emocionais e das tensõesmusculares (couraças) associadas, a capacidade de trovca com o outro, de dar ereceber, se amplia e ocorre de forma livre e plena."Atingiu-se então, o estado de saúde do corpo, mente e espírito."

Nenhum comentário: