quarta-feira, 30 de novembro de 2005

30/11/2005

"É o dever sagrado do homem conhecer e experimentar a origem essencial do Universo, e todo o amor e toda a doçura que ela evoca nele. Quando isso é feito, o homem pode ter bem-aventurança ilimitada. Toda miséria acontece por causa do sentimento de separação da Fonte de tudo. O homem é a Encarnação do Ser Superior, da Consciência e da Bem-aventurança Absoluta, e deve se tornar consciente desse fato, de modo que possa ser feliz. Se o homem acredita que não é a Encarnação do Ser Superior, mas um princípio inferior, sujeito ao declínio, à debilidade e à morte, ele será assombrado pelo temor e pela incerteza. Se ele pensa que não é a Consciência, será envolvido em dúvida e discussão, e vagueará pelos caminhos tortuosos da ilusão. Se o homem imagina que não é a Bem-aventurança Absoluta, ele será golpeado por cada rajada passageira de decepção, e estará sujeito ao sofrimento em cada derrota trivial. A base do Universo é o Ser Superior, a Consciência e a Bem-aventurança Absoluta e, como o homem emergiu dessa base, ele também é o Ser Superior, a Consciência e a Bem-aventurança Absoluta."

Sathya Sai Baba

terça-feira, 29 de novembro de 2005

29/11/2005

"Primeiro esteja cheio de amor, então o compartilhar acontece. E, então, a grande surpresa... que, à medida que você dá, você começa a receber de fontes desconhecidas, de lugares desconhecidos, de pessoas desconhecidas, das árvores, dos rios, das montanhas. De todas as partes da existência o amor começa a jorrar sobre você. Quanto mais você dá, mais você tem. A vida se torna uma pura dança de amor.
Para mim, este é o estado de iluminação, puro amor."

OSHO.

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

28/11/2005

"Eu sou o maior responsável pela minha felicidade; o rumo que a minha vida tomar depende, essencialmente, da minha própria vontade."

PEQUENINAS COISAS DA VIDA...

Pequeninas coisas da vida

A alegria é o antídoto para o medo. O medo surge se você não desfruta a vida. Se você desfruta a vida, o medo desaparece.
Assim, seja positivo e desfrute mais, ria mais, dance mais, cante mais. Torne-se mais e mais jovial e entusiasmado com pequenas coisas, mesmo com coisas muito pequenas. A vida consiste em pequenas coisas, mas, se você puder trazer a qualidade da alegria a pequenas coisas, o total será extraordinário.
Assim, não espere que algo grandioso aconteça. Coisas grandiosas acontecem – não é que não aconteçam - mas não espere que algo grandioso aconteça. Isso só acontece quando você começa a viver coisas pequenas, comuns, do dia-a-dia com uma mente nova, com um frescor novo, com uma vitalidade nova, com um entusiasmo novo. Aos poucos você acumula, e esse acúmulo um dia explode em puro deleite.
Mas você nunca sabe quando acontecerá. Você precisa apenas continuar a coletar conchinhas na praia. A totalidade se torna o grande acontecimento. Quando você apanha uma conchinha, ela é uma só. Quando todas as conchinhas estão juntas, de repente, elas são diamantes. Esse é o milagre da vida.
Há muitas pessoas no mundo que perdem porque estão sempre esperando por algo grandioso. Não pode acontecer. Algo grandioso acontece somente através de pequenas coisas: comendo, tomando o café da manhã, caminhando, tomando banho, conversando com um amigo, sentado sozinho, olhando para o céu, ou deitado em sua cama sem fazer nada. A vida é feita de pequenas coisas. Elas são a verdadeira matéria da vida.

OSHO

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

25/11/2005

" A arte de viver consciste em tirar o maior bem do maior mal."

Machado de Assis

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

24/11/2005

«Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido...»

Confúcio

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

23/11/2005

"Diariamente deveria ser um dia de ação de graças pelos presentes da vida: o brilho do sol, a água e as deliciosas frutas e verduras que são presentes indiretos do Grande Doador. Deus nos faz trabalhar, pois talvez assim mereçamos receber Seus presentes. O Todo-Suficiente não precisa de nosso agradecimento, mesmo que sincero, mas quando somos gratos a Ele, nossa atenção está concentrada, para nosso mais elevado benefício, na Grande Fonte de toda a provisão."

Paramahansa Yogananda

terça-feira, 22 de novembro de 2005

QUANDO ME AMEI DE VERDADE

QUANDO ME AMEI DE VERDADE
Charles Chaplin

Quando me amei de verdade, compreendi que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. Então, pude relaxar. Hoje, sei que isso tem nome ... auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje, sei que isso é... autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje, chamo isso de ... amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forças alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje, sei que o nome disso é... respeito. Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável ... pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Agora, faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei menos vezes. Hoje, descobri ª.. humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é quando a vida acontece. Hoje, vivo um dia de cada vez. Isso é... plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... saber viver!
"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas."

22/11/2005

" Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus."
( Dalai Lama )

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

21/11/2005

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

(Mahatma Gandhi)

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

18/11/2005

"Aprende a viver e saberás morrer bem."

(Confúcio)

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

17/11/2005

"Permita... o que quer que aconteça é bom. E sempre lembre-se de que você está continuamente mudando, como um rio, fluindo."

OSHO

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

16/11/2005

"Aqueles que negam Deus estão negando a si mesmos e a sua glória. Todos possuem Amor em seus corações, de uma forma ou de outra, seja em relação às crianças, ou aos pobres, ou trabalhando para o bem dos outros. Este Amor é Deus, a centelha do Divino neles. Eles possuem bem-aventurança, por mais temporária ou pequena que seja, e esta é uma centelha de Deus. Eles possuem paz, desapego e solidariedade. Todos estes são os reflexos do Divino no espelho de suas mentes."

Sathya Sai Baba

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

11/11/2005

"Aquele que tem bons pensamentos e boas idéias é um homem santo. Homem santo não significa aquele que simplesmente usa um manto alaranjado, raspa sua cabeça e carrega um rosário. O verdadeiro homem santo é aquele cujos atos estão de acordo com os conselhos que ele profere. A devoção não pode tolerar, no devoto, o vestígio mais leve de inveja ou de ciúme. Torne sua vida diária sagrada e pura. Torne sua vida significativa através do serviço ao homem e do serviço à sociedade. Esse é o aspecto mais importante da rendição ao Absoluto."

Sathya Sai Baba

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

10/11/2005

"É muito maravilhoso estar em sintonia com Deus e confiar implicitamente nEle, estando contente onde quer que Ele o coloque e o que quer que Ele lhe faça, aceitando tudo com humildade e devoção."

Paramahansa Yogananda

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

09/11/2005

" A visão do homem, que agora está dirigida para fora, em direção ao universo fenomenal, deveria estar dirigida para dentro, em direção ao espírito que ali habita. A pessoa deveria manifestar sua inerente consciência Divina. Ela deveria se submeter a essa consciência, como uma disciplina espiritual. Isso é chamado de “Realização Consciente da Divindade Interior”. O primeiro passo é desenvolver a consciência da Divindade interior. O próximo passo é compreender que a Divindade que está em uma pessoa está também igualmente presente em todas as outras. Deve-se reconhecer que o véu (ou a barreira) que parece separá-lo dos outros nasceu da ilusão, e todo esforço deveria ser feito para retirá-lo. Somente então será possível experimentar a unidade de toda a criação."

Sathya Sai Baba

terça-feira, 8 de novembro de 2005

08/11/2005

"O amor é intrínseco ao homem, mas, assim como uma semente tem que ser nutrida pela água, o amor no homem tem que ser nutrido pelo serviço dedicado. O amor é uma qualidade sagrada. O amor é como néctar. Um homem que provou a doçura do Amor Divino não desejará nada mais no mundo. A vida deve ser uma manifestação constante do amor. Hoje em dia, o amor é expresso de uma maneira egoísta e estreita. Ele necessita ser expresso na forma de serviço à sociedade. Assim, o amor torna-se uma experiência recíproca, continuamente ampliada."

Sathya Sai Baba

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

07/11/2005

"O único meio eficiente de subjugar todas as fontes de doença física e mental e de debilidade é a consciência de sua Realidade Átmica. Isso produzirá um aumento de Amor e Luz, pois, quando a pessoa reconhece que é o Atma (Ser Superior), ela reconhece o mesmo Atma em todos, e compartilha a alegria e a dor de todos. Quando a pessoa anseia pela felicidade e pela prosperidade de toda a humanidade, ela é abençoada com sabedoria e força para demarcar o caminho e conduzir os homens em direção a ele. Ela vê Deus em todos, e cada ato seu será uma oferenda sagrada, sincera e pura a Deus."

Sathya Sai baba

sábado, 5 de novembro de 2005

05/11/2005

"Quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, desperta".

Jung

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

04/11/2005

"Deus é a personificação do amor. Se você deseja sentir Deus, tem de se preencher com amor. Somente através do amor você pode sentir a personificação do amor que é Deus. O homem preenchido com inveja e ódio é como um homem cego que não pode ver o sol, por mais reluzente que ele possa brilhar. Ele não pode ver Deus, por mais próximo que possa estar de Deus. Cego pela ignorância, um homem preenchido com inveja e ódio não pode esperar ver Deus, assim como um cego tateando por algo que está perto dele. O homem preenchido com boas qualidades, como verdade, amor, ausência de inveja, de ego e de ódio, pode ver Deus sem procurá-lO. Ele se torna um homem de sabedoria espiritual."

Sathya Sai Baba

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

03/11/2005

"Eu canto um hino jamais entoado por nenhuma outra voz... A Ti, Ó Espírito, eu não canto nenhuma ária intelectual, premeditada e disciplinada; somente a melodia espontânea do meu coração. A Ti não ofereço nenhuma flor de estufa, regada por emoções cuidadosas; somente as flores raras que crescem espontaneamente nos mais altos píncaros de minha alma."

Paramahansa Yogananda

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

02/11/2005

"O Amor deve se expandir do indivíduo para o universo inteiro. Nós devemos considerar o Amor como Deus. As diferentes formas atribuídas a Deus são produtos da imaginação. Mas o Amor pode ser experimentado diretamente. Seja o indivíduo teísta ou ateu, hedonista ou recluso, iogue ou materialista, ele valoriza o amor. O Amor é a única forma na qual todos estão prontos para aceitar Deus. Cultivar o amor e alcançar o amor universal constituem o sublime caminho da Devoção."

Sathya Sai Baba

terça-feira, 1 de novembro de 2005

01/11/2005

"Na vida espiritual a pessoa se torna como uma criança - sem ressentimentos, sem apegos, cheia de vida e alegria."

Paramahansa Yogananda